
Eu sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo lugar para você contar sua história e para que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.
NEM - AAUAv
A nossa história
Durante o ano de 2009, o grupo de apenas 5 elementos trabalhou arduamente e ao longo do mandato adquiriu experiência. Conseguiram as condições necessárias para o funcionamento do NEM-AAUAv, para além das boas relações que criaram com o conselho diretivo do Departamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro (DECV), com os diretores de curso e outros docentes. Com a ajuda da Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM) conseguiu-se divulgar o NEM-AAUAv pelo país. Entre as várias atividades do ano de 2009 destacou-se a Formação sobre Cerâmica Técnica.
Um novo ano se avizinhava e uma nova lista foi eleita, a qual tomou posse a 16 de Dezembro de 2009, cuja cerimónia se realizou no auditório da reitoria. O Curso Avançado em Biomateriais e Medicina Regenerativa foi a maior atividade desse ano e os resultados surpreenderam a coordenação, na medida em que se conseguiu ter mais de 270 participantes de todo o país. Esta coordenação consolidou as bases do núcleo, criando uma base financeira e logística para as coordenações vindouras.
Em 2010 uma nova coordenação surgiu, com alguns elementos do ano anterior, mas também cheia de caras novas e com ideias renovadas, com o intuito de seguir as pegadas deixadas pelas anteriores coordenações. Assim foi feito, e foi neste mandato que foi realizado o primeiro Arraial de Engenharias, em colaboração com os restantes núcleos de Engenharias.
Para este ano, o principal objetivo do NEM-AAUA é projetar, tanto o nome do NEM-AAUAv, como o nome do DEMaC, no meio académico, no meio escolar, dos alunos que se preparam para ingressar no ensino superior, e no meio empresarial. O Núcleo vai finalmente conseguir abrir as portas do DEMaC para dar a conhecer os seus cursos, as suas atividades de investigação, as pessoas, e principalmente a ciência e engenharia de materiais. A nossa principal atividade será o “Programa de Divulgação do DEMaC”. Apesar do NEM-AAUAv ser, este ano, composto apenas por 9 elementos, o projeto tem tudo para dar certo pois este é um grupo bastante organizado e com ideias bem definidas.

Em Novembro de 2006, por altura do primeiro ENEM (Encontro Nacional de Estudantes de Materiais) surgiu, da comissão organizadora, a ideia de formalizar um sonho antigo: a criação de um núcleo de curso. Para tal realizou-se uma RGM (Reunião Geral de Membros), em que se provou a viabilidade do mesmo, sendo que daí saiu a primeira coordenação do pré-núcleo. Esta lista tinha como coordenadora, Sandra Silva, responsável financeiro, Luís Borges e vogais: Pedro Borges, Gil Bastos, Mário Carvalhosa, Joel Puga e Marcos Silva. Esta comissão instaladora foi apresentada oficialmente no ENEM. Apesar de tudo esta comissão foi exonerada, em RGM, por inactividade e uma nova comissão instaladora foi aprovada, na mesma RGM, com apenas 3 elementos: Luís Borges (coordenador), Natacha Pinto e Pedro Borges.
Finalmente, após muito trabalho, a comissão instaladora conseguiu que o Núcleo de Estudantes de Materiais da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NEM-AAUAv) fosse criado e por fim instalado. A sua primeira lista, que tomou posse no dia 4 de Dezembro de 2008, foi encabeçada por João Pedro Ramos (coordenador) e Ana Inês Rondão (responsável financeiro) e os vogais, Ricardo Cantante, Carla Silva e Diogo Esteves.
Elementos do NEM (em 2015)
Mesa da Reunião Geral de Membros
Presidente: Inês Oliveira
1º Secretário: Pedro Martins
2º Secretário: João Lamas
Coordenação
Coordenador: Alexandre Santos
Responsável Financeiro: Adriana Magueta
Vogais:
1º Vogal: Diogo Santos
2º Vogal: André dos Santos
3º Vogal: Ricardo Serrazina
4º Vogal: Joana Baltazar
5º Vogal: Luis Andias
6º Vogal: Filipa Durão
7º Vogal: David Costa
8º Vogal: Bernardo Amorim
9º Vogal: Manuel Lima