
Eu sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo lugar para você contar sua história e para que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.
CURSOS
Licenciatura
Grau conferido: licenciatura
Duração: 3 anos letivos / 6 Semestres (180 ECTS)
Lecionado desde: 2006/2007
Regime letivo: diurno / laboral
Propinas 2014/2015: 1067,85€/ano
Propinas para estudante internacional: 5500€ ano
Diretor de curso: Paula Maria Lousada S. Vilarinho
Objetivos:
Um engenheiro de materiais, no final do 1º ciclo, é um técnico que conhece as estruturas dos materiais, sabe quais as suas propriedades e a relação destas com as estruturas e como proceder para fabricar objetos. Com esta declaração fica implícito que um licenciado tem a formação adequada para o desempenho de funções relacionadas com a produção de objetos (cerâmicos, metálicos, poliméricos, compósitos). O percurso formativo do licenciado em engenharia de materiais fundamenta-se na trilogia estruturas-propriedades-processamento. Sem deixar de fornecer aos estudantes competências básicas e essenciais para a formação de um engenheiro de materiais, o plano proposto para o 1º ciclo apresenta uma flexibilidade curricular que permite ao estudante seguir posteriormente um 2º ciclo com especialização correspondente a um Grau de Mestre em Engenharia de Materiais ou em Engenharia Cerâmica e do Vidro.
Saídas profissionais:
Para o exercício da profissão de Engenheiro de Materiais é requerida uma formação académica de dois ciclos (300 ECTS, segundo a Ordem dos Engenheiros, que corresponde ao grau de Mestre). O 1º ciclo qualificará os licenciados para a prossecução desse objetivo ou para o desempenho de funções profissionais, relacionadas com a sua área de formação, em empresas industriais e em organismos públicos e privados. Visa-se, nesse caso, a direção de laboratórios de controlo de processos ou a assessoria da direção do setor produtivo das áreas de intervenção da produção, da transformação e da utilização de materiais cerâmicos, compósitos, metálicos, poliméricos e vítreos. Enquadram-se, nestes termos, empresas dedicadas à produção ou tratamento de peças ou componentes para a indústria automóvel e aeronáutica, indústria química e alimentar, mobiliário metálico, ferragens e estruturas metálicas, moldes, cortiças, materiais de corte, desbaste e polimento, sanitários, pavimentos e revestimentos, entre outras.
Mestrados
Em Engenharia de Materiais
Neste campo são oferecidos dois cursos:
Mestrado em Engenharia de Materiais (sem especialização)
Mestrado em Engenharia de Materiais - especialização no ramo de processamento cerâmico
Em Materiais e Dispositivos Biomédicos
Cursos de especialização
Em temas da engenharia cerâmica
Programa Doutoral
Em Nanociências e Nanotecnologia
Em Ciências e Engenharia de Materiais
Em Sistemas Energéticos e Alterações Climáticas
Programas de Doutoramento
Programa de Doutoramento em Materiais e Processamento Avançados (AdvaMTech) numa organização conjunta da Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Lisboa, Universidade da Beira Interior, Universidade de Coimbra, Universidade de Aveiro, Universidade do Porto e Universidade do Minho.